Seminário: Metodologias Ágeis de Gerência em Desenvolvimento de Software
Instrutor: Profa. Teresa Maciel Medeiros
Carga horária: 2 horas
Resumo: Desenvolvimento ágil de software é uma nova abordagem de desenvolvimento de software fundamentada em princípios como entregas constantes em iterações curtas, cliente próximo, comunicação face-a-face entre outros. A abordagem foi formalizada através do Manifesto Ágil, documento que reúne os princípios e práticas para caracterizar metodologias ágeis de desenvolvimento. Baseadas nos princípios ágeis, metodologias como XP e Scrum tem tido um crescimento visível na comunidade de software mundial. Além destas, outras metodologias também seguem a filosofia ágil, como as metodologias DSDM, FDD, Crystal entre outras.
Todas as palestras serão ministradas por convidados externos: profissionais do mercado e da academia de experiência reconhecida no mercado. Todas as palestras terão duração de 50 minutos e não necessitam de conhecimento prévio.
Palestra 1: Gerência de Projetos: Uma Visão Tradicional x Ágil x Extrema
Instrutora: Profa. Cristine Martins Gusmão
Resumo: A Gerência de Projetos é uma tendência nos ambientes organizacionais. Várias são as alternativas existentes, técnicas, métodos e ferramentas, permitindo a coexistência do gerenciamento de projetos tradicional, ágil e extremo. Esta palestra tem o objetivo de discutir aplicações e diferenças entre essas abordagens.
Mini-Currículo: Doutora em Ciência da Computação pela UFPE (2007). Professora da Universidade de Pernambuco e coordenadora do Mestrado em Engenharia da Computação da Escola Politécnica de Pernambuco. Professora e coordenadora do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação das Faculdades Integradas Barros Melo. Líder do Grupo de Pesquisa PROMISE (Project Management Improvements in Software Engineering).
Palestra 2: Qualidade de Software
Instrutor: Prof. Célio Santana Jr.
Resumo: Qualidade na forma que conhecemos hoje é um conceito desenvolvido na engenharia de produção desde o início do século XX, este conceito começou a ser usado pela qualidade de software na década de 70. Nesta palestra iremos falar sobre quais são as lições aprendidas pela indústria de software e como a qualidade evoluiu nestes 40 anos até chegar ao estágio que conhecemos hoje.
Mini-Currículo: Mestre em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco e Pós Graduado em Melhoria de Processo de Software pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. É Certified Scrum-Master (CSM), Certified Product-Owner (CSPO) bem como Implementador do Modelo de Melhoria de Processos do Software Brasileiro MPS.Br (P2 MPS.Br). Atualmente, é Professor Assistente das Faculdades Integradas Barros Melo e do Grupo Universitário Maurício de Nassau.
Palestra 3: Sistemas Multimídia na Era da Convergência Digital
Instrutor: Prof. Marcus Aurélio de Carvalho Macedo
RESUMO DA PALESTRA: A palestra aborda o contexto atual de desenvolvimento sistemas de mídias interativas: TV Digital, Dispositivos Móveis, auto-atendimento, computação gráfica no cinema, jogos, etc. Enfoca os novos paradigmas de desenvolvimento de interfaces multimídia e a perspectiva de futuro para o desenvolvimento de novas tecnologias.
MINI-CURRÍCULO: Mestre pelo CIN/UFPE (1991) com ênfase nas áreas de Engenharia de Software e Banco de Dados. É Analista de Sistemas Interativos da ATI (Agência de Tecnologia da Informação do Estado de Pernambuco) desde 1984, atualmente atua na área de segurança da informação. Também é Professor Universitário na FIR (Faculdade Integrada de Recife) desde 2002 onde atua como professor dos Cursos de: Sistemas de Informação, Administração, Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás, Engenharia de Produção e Sistemas para Web.
Palestra 4: Jogos Digitais: Ferramenta Interativa de Educar Divertindo
Instrutora: Profa. Danielle Rousy
Resumo: O uso de jogos digitais como meio educativo e treinamento se expande a cada dia. Esses softwares vêm atender ao anseio de uma sociedade nascida na era digital e apaixonada por interatividade. De caráter introdutório, esta palestra buscará mostrar de forma simples e objetiva o porquê dos jogos estarem se tornando cada vez mais uma ferramenta eficiente tanto no ensino e treinamento de crianças e jovens, como também no de adultos.
Mini-Currículo: Recém-doutora pelo Centro de Informática – Universidade Federal de Pernambuco, na área de Computação Inteligente aplicada a Jogos, especificamente no projeto e desenvolvimento de atores sintéticos como personagens de jogos sérios. Trabalhou na Meantime por vários anos tendo um profundo conhecimento e experiência tanto no processo e desenvolvimento de jogos móveis como também na gestão e qualidade. Tem trabalhos publicados em diversas conferências e simpósios como SBES, SBGames e Game-On, inclusive, sendo integrante da equipe ganhadora em 2006 do melhor jogo no festival de jogos independentes do SBGAMES.
Palestra 5: Virtualizando a Perspectiva depois o Computador
Instrutor: Aldrey Anderson Galindo de Souza
Resumo: Esta palestra abrangerá informações acerca da Virtualização como um todo e dos paradigmas dessa tecnologia, dando uma visão de todos os benefícios que ela pode oferecer para empresas de grande, médio e pequeno porte, estudantes e profissionais da área. Adicionalmente, serão apresentadas soluções que podem servir no bolso e na estratégia de qualquer empresa/instituição.
Mini-curriculo: Graduando em Sistemas de Informações pela Faculdade Integrada do Recife – FIR. Possui certificados: LPIC1, LPIC2 e RHCE. É administrador de Redes/Sistemas e desenvolvedor PHP, Shell Script, C e Java. É membro da comunidade Debian-PE (inclusive organizando eventos como o Debian Day) e consultor em soluções relacionadas a software livre e Linux. Atualmente, trabalha na Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE) no Suporte à WebSphere.
Palestra 6: Telefonia IP
Instrutor: Lauro Augusto Tenório
Resumo da Palestra: Nesta palestra serão abordados os seguintes tópicos sobre a Telefonia IP:
• O que é essa tecnologia?
• Qual a diferença entre Voip e Telefonia IP?
• Arquitetura do sistema
• A telefonia IP no mundo coorporativo
• O que é Asterisk?
• O Asterisk e a Telefonia IP, qual a relação?
• Mercado de trabalho para programadores em Asterisk.
Mini-currículo: Graduado em Sistema de Informação pela FIR. Pós-Graduando em Gestão de Projetos. Atualmente, trabalha como professor executor do Núcleo de Educação a Distância da UFRPE e é consultor Técnico em Telefonia IP em Pernambuco pela RL Telecom, empresa de soluções em telecomunicações.
Palestra 7: Enfim, o “Meu Computador”: Uso de Contexto na Personalização de Aplicações Computacionais
Instrutora: Profa. Patrícia Tedesco
Resumo: A demanda por tarefas complexas e de uso intensivo de conhecimento cresce a cada dia, e trás com ela um enorme desafio para os sistemas computacionais: como diminuir o esforço do usuário para obter o que deseja dos sistemas computacionais? Uma possível resposta está no desenvolvimento de sistemas sensíveis ao contexto, que buscam na situação de interação entre usuário e computador conhecimento para adaptar seus serviços às necessidades dos usuários.
Nesta palestra, vamos trabalhar o conceito de contexto, sua integração aos sistemas computacionais e também analisar alguns exemplos de sistemas sensíveis ao contexto.
Mini-Currículo: Doutorada em Ciência da Computação pela University Of Leeds Computer Based Learning Unit (2001), possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, na área de Inteligência Artificial Aplicada à Educação (1997). Atualmente é professora adjunta do Centro de Informática - UFPE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Multiagentes e Atores Sintéticos, Trabalho Colaborativo Apoiado por Computador, Contexto Computacional e Educação a Distância.
Palestra 8: O Uso da Web 2.0 como Ferramenta de Apoio ao Ensino
Instrutor: Prof. João Paulo Augusto de Oliveira Ferreira
Resumo: Que ferramentas seu professor utiliza para dar apoio ao ensino? Sala de aula e quadro negro ainda são suas principais fontes de conhecimento? Nesta palestra, apresentaremos a Web 2.0 de uma maneira diferente e como ela pode aproximar alunos e educadores e, ainda, auxiliar na construção colaborativa de conhecimento.
Mini-Currículo: Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor da Faculdade Integrada do Recife e engenheiro de software da In Forma Software. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Bancos de Dados e Linguagens de Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: geração de código, compiladores, data warehouse, .net, java, convergência, mobilidade, testes randômicos e geração de testes.
domingo, 8 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário